O 1º debate presidencial para o 2º turno das eleições de 2022 será realizado neste domingo (16.out.2022) às 20h. O encontro com os candidatos ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), será realizado em conjunto pelas emissoras Band e TV Cultura, o portal de notícias Uol e o jornal Folha de S. Paulo.
Os 4 veículos fizeram uma parceria com o Google. O formato que reúne diversas emissoras é conhecido no jargão jornalístico como “pool” e já foi usado no debate de presidenciáveis do 1º turno de 2022. Antes disso, no Brasil, também ocorreram durante a campanha presidencial de 1989.
A CNN Brasil, apesar de não fazer parte do “pool” de organizadores, também irá transmitir o debate em seu canal.
O encontro será mediado pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, nos 2 primeiros blocos. O 3º e último bloco será mediado pelo diretor de jornalismo da TV Cultura Leão Serva e pela jornalista Fabíola Cidral, do portal de notícias UOL.
O debate será realizado no estúdio principal da TV Bandeirantes, em São Paulo. Lula e Bolsonaro já confirmaram que estarão presentes.
No modelo proposto pelos integrantes do “pool” para o debate no 2º turno, os candidatos terão liberdade para administrar o tempo durante os confrontos e poderão movimentar-se pelo estúdio.
ORGANIZAÇÃO E REGRAS DO DEBATE
- 1º bloco
No início do debate, um dos mediadores fará uma pergunta que deve ser respondida pelos 2 candidatos. Cada candidato terá 1 minuto e meio para resposta. Por ordem de sorteio pré-realizado, Jair Bolsonaro será o 1º a responder.
Em seguida, haverá um confronto direto entre os candidatos. Cada um terá 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Lula abre o confronto.
- 2º bloco
Neste bloco, 4 jornalistas que representam os veículos que integram o “pool” farão uma pergunta, que deve ser respondida pelos 2 candidatos. Cada candidato terá 1 minuto e meio para responder. Os 2 responderão as mesmas perguntas por ordem definida em sorteio, e assim se alternam até o fim. Lula será o 1º a responder.
- 3º bloco
No último bloco, os candidatos responderão a uma pergunta programática feita por um jornalista representante de algum veículo integrante do “pool”. Os candidatos terão 1 minuto e meio para resposta. Lula será o 1º a responder.
Em seguida, novo confronto direto entre os candidatos. Lula e Bolsonaro terão 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro abre o confronto.
Depois, cada candidato terá 1 minuto e meio para suas considerações finais. Bolsonaro é o 1º a finalizar.
Créditos: Poder 360.