• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 12 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

URGENTE: Bolsonaro entra com ação contra Alexandre de Moraes junto ao TSE sobre gesto de “degola”: “é imparcial”

Por Terra Brasil
29/set/2022
Em Governo, Justiça
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Ministro estava se referindo a assessor, segundo apuração do GLOBO; presidente pede que ele seja considerado suspeito para julgar ação

O presidente Jair Bolsonaro pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o ministro Alexandre de Morares seja considerado suspeito para julgar a ação que o impediu de fazer “lives” no Palácio da Alvorada. O argumento é o fato de o magistrado ter feito um “gesto de degola”, que bolsonaristas interpretaram como uma suposta ameaça.

No momento em que o tribunal julgava a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, fazer “lives” com cunho eleitoral nas dependências do Palácio da Alvorada, Moraes passou o dedo indicador pelo pescoço, em um movimento comumente usado para se referir a algo que chegou ao fim — ou uma degola. 

O GLOBO apurou, porém, que Moraes, após dar a palavra à ministra Maria Claudia Bucchianeri, se dirigiu em tom de brincadeira a um assessor que estava no plenário do TSE. O motivo, segundo relatos feitos à reportagem, teria sido a demora para passar uma informação. 

Leia Também

CadÚnico pode garantir CNH gratuita com nova lei; veja como

STF autoriza efetivação de servidores sem concurso público

Nova lei beneficia motociclistas com isenção de IPVA; confira quem

No pedido ao TSE, feito na tarde desta quinta-feira, Bolsonaro argumenta que o gesto demonstra “animosidade e interesse pessoal em desfavor do então Representado, Presidente Jair Bolsonaro” e que, com isso, Moraes “afastou-se da impositiva imparcialidade judicial, consagrada como uma das bases da garantia do devido processo legal, sujeitando-se à presente arguição”. 

A defesa do presidente argumenta que não houve um pronunciamento oficial de Moraes para esclarecer o gesto, embora cite que “veículos de comunicação” noticiaram que o ministro se referia a um assessor e não teria relação com o presidente da República. 

“Tal justificativa não se mostra crível pela ausência de demonstração de elementos objetivos de que o gesto não se relacionava com o julgamento, além de não configurar o posicionamento pessoal e oficial do excepto (Moraes)”, alega a defesa do presidente.

O presidente pede que seja aberta uma ação para julgar a suspeição de Alexandre de Moraes e também que seja suspensa a decisão que o impediu de fazer lives no Palácio da Alvorada. 

Em sessão do TSE nesta terça-feira, os ministros mantiveram, por quatro votos a três, o veto a Bolsonaro para a realização de lives eleitorais nas dependências oficiais. Os ministros entenderam que há desequilíbrio de poder com relação aos demais candidatos. 

O “gesto de degola” repercutiu nas redes sociais, interpretado por bolsonaristas como uma ameaça ao presidente. O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), postou a imagem e questionou: “O que será que o Ministro Alexandre de Moraes quis dizer com esse gesto?”. 

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Bolsonaro agradece apoio de Neymar: ‘Reeleição e Hexa’ 

PRÓXIMO

Começam as buscas por desaparecidos após furacão Ian passar pela costa da Flórida

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se