Uma pesquisa do Instituto Exatus que dava larga vantagem a governadora Fátima Bezerra (PT) na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte foi cancelada pelo Ministério Público Eleitoral, por inconsistências.
Para se ter ideia, no último estudo, a executiva já aparecia com 41%. Com 27 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Styvenson Valentim (14%).
Uma coisa estranha no levantamento, é que em nenhum outro estudo Fátima havia passado dos 40%. Mais um ponto é o oponente da petista, Fábio Dantas (Solidariedade), visto como o maior adversário da governadora, surgir misteriosamente com apenas 8%.
Conforme a decisão, no período de 26 a 29 de agosto de 2022, a empresa realizou uma pesquisa, registrada sob o número RN- 01274/2022, com data de divulgação em 30 de agosto, porém não complementou até o dia seguinte em que poderiam ser divulgados os dados com os municípios e bairros abrangidos, assim como o número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a sua composição amostral (gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados) na pesquisa efetivada. Essa situação foi observada como inconsistente.
A medida foi acatada e assinada pelo juiz federal, Carlos Wagner Dias Ferreira.