Moraes convida presidenciáveis para conhecer a sala de totalização de votos

Moraes convida presidenciáveis para conhecer a sala de totalização de votos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, convidou todos os candidatos a presidente e vice-presidente da República para conhecerem a sala de totalização de votos na próxima 4ª feira (29.set), às 10h. O convite também foi feito a representantes de entidades fiscalizadoras.

Segundo o TSE, a sala trata-se de um espaço de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal, partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais.

Apesar de estarem presentes nos locais, a equipe não faz a totalização, que é realizada por um computador, que fica no Centro de Processamentos de Dados, sem qualquer interferência humana. No dia do pleito, os sistemas em uso são lacrados e assinados digitalmente e o resultado de cada seção acontece assim que a votação é encerrada.

“O resultado de cada eleição é conhecido no término da votação, com a impressão do Boletim de Urna (BU), que traz a quantidade de votos depositados em cada urna eletrônica. Além de ficarem disponíveis para consulta pública nas seções, os BUs também são entregues aos fiscais de partido e serão publicados em tempo real nas eleições”, disse a Corte.

O convite acontece uma semana antes do primeiro turno das eleições, marcado para o próximo domingo (2.out). A medida tem como objetivo garantir a segurança das urnas eletrônicas no processo eleitoral, meio que vinha sendo seriamente criticado por representantes políticos.

Créditos: SBT News.




Leia também:

Terra Brasil Notícias