A Premier League, liga inglesa de futebol, suspendeu todas as partidas da sétima rodada, que aconteceriam neste fim de semana, após a morte da rainha Elizabeth II, confirmada na quinta-feira 8. Segundo a liga, “maiores informações, como a nova data dos jogos, serão divulgadas em tempo oportuno”.
“Para homenagear sua extraordinária vida e contribuição para a nação e como sinal de respeito, a rodada da Premier League deste fim de semana será adiada, incluindo o jogo de segunda-feira à noite”, publicou a liga em comunicado. “Nós e nossos clubes gostaríamos de prestar homenagem ao longo e inabalável serviço de Sua Majestade ao nosso país. Como nossa monarca mais antiga, ela tem sido uma inspiração e deixa um legado incrível após uma vida de dedicação”.
Vários eventos esportivos na Grã-Bretanha foram cancelados como um sinal de respeito, como a FA CUP, campeonato de futebol que se assemelha à Copa do Brasil.
A rainha Elizabeth II morreu na quinta-feira 8, na Escócia, aos 96 anos — sendo 70 deles como monarca britânica. A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente pela Família Real do Reino Unido.
A rainha estava na residência real de Balmoral, na Escócia, para o período de descanso de verão, quando apresentou problemas médicos na quinta-feira. Os familiares mais próximos viajaram até o local, às pressas, depois da avaliação que a condição da monarca era crítica. Em nota nas redes sociais, a Família Real informou que Elizabeth II morreu de forma tranquila.
70 anos como rainha
No dia 6 de fevereiro de 2022, com 95 anos, a Rainha Elizabeth II completou 70 anos de reinado e comemorou o Jubileu de Platina. A monarca britânica teve o segundo maior reinado da história, perdendo apenas para o rei Luís XIV da França, que esteve no poder por 72 anos (1643-1715).
A morte de Elizabeth acontece pouco tempo depois do falecimento de seu marido, o príncipe Phillip, morto em abril de 2021. O casal teve quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward.
Com a morte de Elizabeth II, Charles é o novo rei britânico, aos 73 anos. Depois, o primeiro na linha de sucessão é seu filho mais velho, o príncipe William, 40 anos.
Créditos: Revista Oeste.