O presidente e candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, tem três vezes mais visualizações nas redes sociais, do que seu oponente, o ex-presidente Lula (PT). Os dados são do Sonar, do jornal O Globo.
De acordo com o levantamento, somando todas as transmissões ao vivo no YouTube e Facebook, Bolsonaro alcançou ao menos 68,3 milhões de visualizações nos últimos meses, volume três vezes maior que o de Lula: 19,7 milhões.
Um levantamento encomendado pelo O Globo, realizado pela pesquisadora Tatiana Dourado, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), mostra que Bolsonaro atingiu 9,3 milhões de visualizações em suas lives semanais no YouTube desde janeiro, número bem superior aos 3,7 milhões alcançados em transmissões ao vivo pelo petista no mesmo período, embora Lula tenha feito mais lives mapeadas pelo levantamento.
Dados obtidos pelo veículo com a plataforma CrowdTangle, disponibilizada pela Meta, indiciam para uma audiência ainda maior nos últimos três meses. Enquanto Bolsonaro fez 241 transmissões ao vivo desde julho, com mais de 59 milhões de visualizações somadas, Lula fez 54 lives, assistidas 16 milhões de vezes. Fazendo uma comparação, em 2018, no mês de outubro, quando foram realizados o primeiro e segundo turno do pleito, Bolsonaro fez apenas 19 lives, um quarto da média atual. As lives também ocorrem fora das contas oficiais dos políticos. Foi o caso da entrevista concedida por Bolsonaro ao podcast Flow, que chegou a reter 535 mil espectadores simultâneos.