Trecho do hino que fala “Deus salve a Rainha” será adaptado para “Deus salve o Rei”; Saiba outras mudanças
A morte da Rainha Elizabeth II, monarca britânica mais longeva da história, representa o fim de uma era para o Reino Unido e uma série de mudanças na vida cotidiana dos britânicos.
Além de ter um novo monarca, o Rei Charles III, nos próximos dias e anos, a transferência de poder significa a troca da moeda oficial, os uniformes militares e policiais serão atualizados com o brasão do novo rei, assim como as caixas de correio. Os selos postais, que por 70 anos estamparam o rosto de Elizabeth II, terão o rosto de Charles. Além disso, passaportes e os trechos do hino nacional que mencionavam a rainha passarão a se referir ao rei.
Hino Nacional
O hino nacional britânico não está escrito em lei, o que permite que o texto possa sofrer modificações. Pela primeira vez desde 1952, quando Elizabeth II herdou o trono, a população entoará “God Save The King” (Deus salve o Rei, em português) em vez de “God Save The Queen” (Deus salve a Rainha) como foi feito por mais de sete décadas. Em seu pronunciamento, logo após o anúncio do falecimento da rainha, a recém-empossada primeira-ministra, Liz Truss, encerrou o discurso com “Deus salve o Rei”.
Moeda
O primeiro monarca britânico a estampar uma moeda foi Alfredo, o Grande, rei de Wessex, em 880. Desde então, o rosto de cada rei e rainha foi cunhado em moedas que foram gradualmente retiradas de circulação a cada sucessão. Dessa vez não será diferente. A Royal Mint da Grã-Bretanha cunhou todas as moedas oficiais do Reino Unido do reinado de Elizabeth II — cinco no total — e deverá emitir uma nova moeda com a ascensão do príncipe Charles ao trono.
A troca, no entanto, deve levar anos, e as notas atuais com a imagem da rainha continuam a ter curso legal. Outra curiosidade é que Elizabeth II foi a primeira monarca a aparecer nas notas do Banco da Inglaterra, em 1960. Sua imagem, nas notas e nas moedas, foi atualizada cinco vezes. Charles III deverá pousar para as novas moedas e seu perfil, diferente do da sua mãe, estará virado para a esquerda, de acordo com uma tradição que data de 1600 de alternar a direção de sucessores.
Selos
Em 1967, o Royal Mail emitiu pela primeira vez um selo com o retrato da Rainha Elizabeth II. Desde então, ele foi reimpresso cerca de 220 bilhões de vezes, em mais de 130 cores diferentes, e é considerado uma das imagens mais reproduzidas no mundo, segundo a instituição.
Mesmo com a morte da rainha, os selos não utilizados que já foram emitidos permanecem válidos para uso até o final de janeiro de 2023. Estes incluem selos definitivos (aqueles que mostram a cabeça da rainha Elizabeth contra um fundo liso) e selos especiais.
Ainda segundo o Royal Mail não há previsão de quando serão emitidos os primeiros selos mostrando o rei Charles. “Anunciaremos futuras edições de selos no momento apropriado. Consultaremos o Palácio de Buckingham da maneira usual antes de fazer mais anúncios. Por enquanto, lembramos a vida de dedicação da rainha ao serviço público. Existem estoques suficientes para atender a demanda prevista.”
Cifra Real
Desde a sua introdução em 1852, as caixas postais carregam a insígnia, ou cifra, do monarca reinante no momento da colocação.
A marca ‘EIIR’ da rainha Elizabeth II é agora a mais comumente vista no Reino Unido, aparecendo em mais de 60% das caixas postais. Cerca de 15% das caixas atuais são do reinado de George V e, em ordem decrescente, George VI, Victoria e Edward VII. Existem 171 caixas sobreviventes do curto reinado de Eduardo VIII em 1936.
A cifra ‘EIIR’ significa ‘Elizabeth II Regina’. O ‘R’ foi adicionado à cifra de um monarca após o reinado de Henrique VIII e significa ‘Rex’ ou ‘Regina’, que é latim para rei ou rainha. Com a ascenção de Charles ao trono, a cifra deve ser atualizada para “CIIIR”. “C” de Charles e “R” de ‘Rex’.
Em nota, o Royal Mail informou que “de acordo com a prática anterior, após a morte de um monarca, todas as caixas postais existentes permanecerão inalteradas. Postboxes já em produção ou em preparação para instalação, também manterão a insígnia da rainha Elizabeth II.”
Alterações também devem ser feitas nas insígnias nos uniformes militares e da polícia
Passaporte
“O Secretário de Estado de Sua Majestade Britânica solicita e exige, em nome de Sua Majestade, a todos aqueles a quem possa interessar; permitir que o portador passe livremente, sem impedimentos, e ofereça ao portador a assistência e proteção que forem necessárias”. Essa frase estampa todos os passaporte britânicos emitidos desde 1952 e, tal como irá acontecer com a moeda e selos, deverá ser substituída com o nome do novo rei à medida que os passaportes forem expirando.