A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) emitiu um alerta especial de tufão neste sábado (17) para a prefeitura de Kagoshima em Kyushu, a mais meridional das principais ilhas do Japão, enquanto a região se prepara para um poderoso e potencialmente destrutivo supertufão.
O alerta veio depois que a agência meteorológica pediu aos moradores que evacuassem partes do Kyushu, antes do tufão Nanmadol, que deve trazer até meio metro de chuva quando atingir a costa no domingo (18).
Nanmadol, classificado como um supertufão pelo Joint Typhoon Warning Center da Marinha dos EUA, tem potencial para ser a tempestade tropical mais destrutiva a atingir o Japão em décadas. A informação é da CNN Brasil.
O 14º tufão da temporada estava perto da ilha de Minami-Daito, no sul do Japão, rumo a noroeste a 20 km/h na tarde de sábado. Os ventos no centro da tempestade sopravam a 198 km/h e rajadas de até 270 km/h, de acordo com a JMA.
Tempestades e chuvas “sem precedentes” podem atingir a área, disse Ryuta Kurora, funcionário da JMA, em entrevista coletiva na televisão, pedindo aos moradores que evacuem antes que escureça.
O sul de Kyushu pode receber 500 milímetros de chuva no domingo, enquanto a região central de Tokai pode receber 300 milímetros de acordo com a previsão da agência.
O alerta especial de tufão seria o primeiro alerta desse tipo para qualquer prefeitura ao norte da cadeia de ilhas de Okinawa, informou a mídia estatal.
A operadora Kyushu Railway Co começou a interromper algumas linhas de trem no sábado, antes de suspensões mais amplas no domingo. Centenas de voos de fim de semana na região sul estavam sendo cancelados, informou a emissora NHK, causando confusão entre os passageiros que viajavam no fim de semana prolongado.
A rede de lojas de conveniência Seven-Eleven Japan fecharia temporariamente cerca de 610 lojas nas regiões de Kyushu e Chugoku a partir da noite de sábado, informou a mídia local.
A tempestade estava prevista para se curvar para o leste e passar por Tóquio na terça-feira, antes de se deslocar para o mar na quarta-feira.
As emissoras locais transmitiram imagens de ventos fortes e chuva já atingindo a cadeia de ilhas de Okinawa, no sul do Japão, à medida que a tempestade se aproximava.