- Golpistas conseguem acessar a conta de beneficiários e ainda solicitar empréstimos
- Mesmo quando as vítimas não tinham cadastro dentro do aplicativo, os golpistas conseguiam fazer isso utilizando outro e-mail e número de celular
- Caso tenha verificado alguma anormalidade ou ativação ao saque-aniversário sem uma solicitação, é preciso procurar uma agência da Caixa
A modalidade de saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está sendo usada por golpistas que conseguem acessar a conta de beneficiários e ainda solicitar empréstimos. Embora o golpe não seja exatamente novo, as queixas a respeito cresceram consideravelmente nas últimas semanas.
De acordo com informações do portal IstoÉ Dinheiro, os fraudadores acessavam o aplicativo do FGTS da vítima e selecionavam a opção pelo saque-aniversário. Desta forma, eles conseguiam tanto sacar a quantia disponível quanto contratar empréstimos. E além do prejuízo financeiro, a vítima também fica impossibilitada de efetuar o saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa.
Ainda segundo a reportagem, mesmo quando as vítimas não tinham cadastro dentro do aplicativo, os golpistas conseguiam fazer isso utilizando outro e-mail e número de celular.
Para se prevenir desse tipo de golpe, siga o passo a passo recomendado pela Caixa Econômica Federal:
- Baixe o aplicativo do FGTS no seu smartphone e efetue o cadastro devidamente, inserindo CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail;
- Após ter o acesso liberado, confira a ativação do saque-aniversário;
- Caso tenha verificado alguma anormalidade ou ativação ao saque-aniversário sem uma solicitação, procure uma agência da Caixa e solicite uma apuração. A análise pode levar até 15 dias para ser concluída.
Saque disponível em setembro
Quem nasceu no mês de setembro e trabalha com carteira assinada já pode retirar o dinheiro do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) desde a última quinta-feira (1º). A modalidade fica disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.
Nessa caso, vai até o fim de novembro. Ou seja, o saque aniversário do FGTS está liberado também para as pessoas que fazem aniversário em julho e agosto.
É importante destacar que saque-aniversário é opcional e deve ser informada à Caixa. Quando o trabalhador escolhe a modalidade, pode retirar uma parte do saldo do dinheiro do FGTS.