Nas redes sociais, o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), recuperou um tuíte publicado por Fernando Haddad, hoje candidato ao governo do Estado de São Paulo, para criticar a ausência do ex-presidente Lula no debate.
Candidato na eleição presidencial de 2018, o petista questionou o não comparecimento de Bolsonaro nos embates: “ É bundão que chama o cara que foge de debate?”
A ausência do ex-presidente da República e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no debate do sábado 24 foi fortemente criticada pelos adversários, sobretudo por Jair Bolsonaro (PL), que lembrou que foi “massacrado” em 2018 por ter faltado ao encontro. No último debate de 2018, Bolsonaro estava internado após levar uma facada.
“Quando eu não compareci em 2018, eu estava hospitalizado, o PT me massacrou”, afirmou Bolsonaro. “Agora pelo o que eu sei, o Lula, que segundo o DataFolha está na casa dos 40%, não consegue ir às ruas e foge do debate. Posso entender que eles não têm propostas e não conseguem se defender de oito anos dele mais seis de Dilma, onde o Brasil foi mergulhado no maior escândalo de corrupção da humanidade. Então, é lamentável”.
Debate no SBT
O debate entre os candidatos à Presidência da República foi realizado no sábado pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em parceria com Estadão/Rádio Eldorado, CNN Brasil, Veja, Terra e Novabrasil FM.
Foram convidados para o debate os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). Eles pertencem a partidos que têm, no mínimo, cinco deputados federais.
Conforme noticiou Oeste, Lula foi o único que decidiu não participar do debate. O petista havia dito que, em virtude da demora na confirmação do evento, decidiu marcar comícios em São Paulo e no Rio de Janeiro. O SBT, por sua vez, emitiu uma nota para rebater essa ideia. “Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, Veja, Novabrasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano”, informou.
Créditos: Revista Oeste.