O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), discursou no início da noite desta sexta-feira, em comício na cidade de Londrina, no Paraná, e falou sobre o discurso que fará na abertura do Debate-Geral da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo ele, o discurso “estará voltado para o Brasil”.
“Na segunda, farei um pronunciamento nos Estados Unidos na abertura dos trabalhos da ONU, será um pronunciamento em que estarei voltado para o Brasil, mostrando a nossa potência e o que nós representamos para o mundo”, disse Bolsonaro.
Como é de praxe, o presidente do Brasil é o primeiro chefe de Estado e de Governo a discursar na abertura da reunião. A tradição teve início durante a quarta Assembleia-Geral da ONU, ainda em 1949, e com exceção do período entre 1952 e 1954, o protocolo de abertura com discurso brasileiro vem sendo mantido até os dias atuais.
Na última quinta-feira (15), à CNN, o embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto, secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou que é possível também que Bolsonaro fale sobre as eleições brasileiras ou ter um tom mais eleitoreiro.
A ida do presidente para Nova Iorque, onde será realizado a Assembleia, está previsto para acontecer na próxima terça-feira (20).
Créditos: CNN.