Pelo mundo, os governos estão apertando o cerco contra as violações praticadas pelas big techs, entre elas as de privacidade e de concorrência desleal.
Na Coreia do Sul, o Google e a Meta — dona do Facebook — foram multados pela Comissão de Proteção de Informações Pessoais do país nesta quarta-feira, 14.
Em um comunicado, o governo afirmou que as big techs coletaram e analisaram informações comportamentais dos usuários para usá-las em anúncios personalizados sem o consentimento do público. A comissão multou o Google em US$ 50 milhões e a Meta em US$ 22 milhões.
“Discordamos e revisaremos a decisão completa assim que for compartilhada conosco”, informou o Google à agência de notícias Reuters. “Sempre demonstramos nosso compromisso em fazer atualizações contínuas que dão aos usuários controle e transparência.”
Já a dona do Facebook ressaltou que a empresa atua de maneira legal no país. “Embora respeitemos a decisão da comissão, estamos confiantes de que trabalhamos com nossos clientes de maneira legalmente compatível que atende aos processos exigidos pelos regulamentos locais. Como tal, não concordamos com a decisão”, indicando que a companhia irá recorrer da punição.