A apuração dos votos do primeiro turno, no próximo domingo, 2, vai contar com uma reunião inédita de autoridades na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por iniciativa do presidente da Corte, Alexandre de Moraes, pela primeira vez todos os sete ministros do tribunal vão estar reunidos para acompanhar a totalização de resultados. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
Também aceitaram convites para acompanhar a apuração o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.
A estratégia de Moraes em ocupar a sede do TSE com autoridades durante a apuração é mostrar apoio diante de eventuais contestações ao processo eleitoral ou aos resultados do pleito.
Alexandre de Moraes também tem mantido diálogo com a ministra Rosa Weber, que recentemente tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é que a principal Corte do Judiciário brasileiro também esteja à disposição do TSE, oferecendo suporte nas áreas de segurança e comunicação.
Por fim, a Justiça Eleitoral vai contar neste domingo com o trabalho de diferentes missões de observadores internacionais, com representantes tanto na sede do TSE quanto em locais de votação.