A atriz americana Jane Fonda revelou nesta sexta-feira, 02, que foi diagnosticada com a doença de Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, mas avisou que não deixará de fazer ativismo ambiental. “Este é um câncer muito tratável, 80% das pessoas sobrevivem, por isso me sinto com muita sorte”, escreveu a artista, de 85 anos, no Instagram.
Fonda explicou que já começou a quimioterapia, tratamento que receberá durante seis meses. “Acreditem, não vou deixar que nada disto interfira o meu ativismo ambiental”, disse Fonda, ao afirmar que os combustíveis fósseis e os pesticidas causam câncer. “O câncer é um professor e estou prestando atenção às lições que ele me vai ensinar”, escreveu.
A atriz também se considerou “privilegiada” por ter seguro de saúde, ao contrário de muitos americanos que têm de lidar com o câncer sem receberem os cuidados médicos necessários. Ela utilizou a mensagem para lembrar sobre as eleições americanas de novembro. “Podem contar comigo para estarmos juntos enquanto desenvolvemos a luta em defesa do meio ambiente”, enfatizou a atriz, duas vezes vencedora do Oscar.
Créditos: Jovem Pan.