O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, visitou nesta sexta-feira (2) a sala-cofre, onde são armazenados dados sensíveis de eleitores, na sede da Corte. A presença foi registrada em vídeo.
Depois de participar da cerimônia de lacração das urnas eletrônicas, Moraes e outras autoridades assinaram digital e fisicamente os documentos dos sistemas que serão usados nas eleições e os depositou em na sala cofre, para não haver alterações.
Na sala-cofre, fica o cadastro nacional de eleitores, o registro e a prestação de contas dos candidatos, além de cópias dos programas usados nas urnas eletrônicas.
“Não há nada de secreto na Justiça Eleitoral, apenas o voto”
Pela manhã, na cerimônia de assinatura e lacração dos sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas destinadas à eleição deste ano, Moraes disse que “não há nada de secreto na Justiça Eleitoral, apenas o voto”.
“Nunca isso foi acompanhado por tantas pessoas e isso é muito bom porque isso legitima cada vez mais a Justiça Eleitoral. Mostra que trabalhamos de forma pública, transparente. Não há nada de secreto na Justiça Eleitoral, apenas o voto”, disse.
Para Moraes, a lacração mostra a confiança da justiça eleitoral. O ministro encerrou o discurso com “as quatro palavras que quero destacar são essas: transparência, segurança, seriedade e confiança na justiça eleitoral”.
Créditos: CNN.