• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 20 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

7 de Setembro: PDT apresenta ação contra Bolsonaro e pede que ele fique inelegível por oito anos

Por Terra Brasil
08/set/2022
Em Governo, Justiça
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Partido do candidato Ciro Gomes disse que houve abuso de poder político e econômico

O PDT, partido do candidato a presidente Ciro Gomes, apresentou uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Jair Bolsonaro e pediu que ele seja declarado inelegível por oito anos. O objetivo da ação é apurar a conduta de Bolsonaro nas manifestações do Sete de Setembro. O presidente é candidato à reeleição.

Segundo o PDT, houve abuso de poder político e econômico, com a realização de “atos de campanha durante o desfile cívico comemorativo do bicentenário a independência do Brasil”. Ainda de acordo com o partido, o evento, que contou com recursos públicos, “foi desvirtuado apenas para satisfazer os interesses da campanha eleitoral dos Investigados, sem ao menos voltar-se aos os fins a que se destinava”. A ação também tem como alvo o candidato a vice, Walter Braga Netto. 

Na quarta-feira, após participar da cerimônia oficial do desfile cívico-militar do 7 de Setembro, Bolsonaro subiu em um trio elétrico para fazer um discurso em tom eleitoral para seus apoiadores. Ele atacou o PT, dizendo que o “mal perdurou por quase 14 anos” e “agora deseja voltar”. Também insistiu na pauta de costumes que tem apelo ao eleitorado conservador, falou de corrupção de adversários sem mencionar os escândalos de seu próprio governo, e disse que a vontade do povo se fará presente em 2 de outubro, quando será realizada a eleição. 

Leia Também

Nova lei dá oportunidade para idosos quitarem dívidas atrasadas

Giovanna Antonelli na mira da Justiça: atriz é investigada por possíveis dois crimes

Nova lei permite realização de concursos públicos de forma online

Bolsonaro, filiado ao PL, está em segundo nas pesquisas de intenção de voto, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Outros partidos, como o próprio PT e Rede Sustentabilidade, também pretendem apresentar ações. 

“Além do uso da estrutura do evento (palanque, veiculação através da TV BRASIL), que foi custeado com o Erário, o primeiro Investigado cumprimentou pessoas, posou para fotos com aliados e, em discurso realizado de cima de um trio elétrico, conclamou apoiadores a votarem nele no primeiro turno e convencer aqueles que pensam ‘diferente de nós'”, argumentou o PDT na ação. 

O relator da ação é o ministro Benedito Gonçalves, que tomou posse nesta quinta-feira no cargo de corregedor-geral de Justiça.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

TSE autoriza registro de candidatura de Lula

PRÓXIMO

O homem disparou: RN consolida virada com Rogério Marinho liderando todos os cenários, mostra pesquisa

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se