A internet 5G chegou ao Brasil e foi instalada primeiramente na capital, Brasília. Atualmente, ela também já pode ser encontrada em Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
Por aqui, o que se usava antes era o 4G, que opera na faixa de 2,5 gigahertz, enquanto o 5G puro, também chamado de “standalone”, atua em 3,5 gigahertz e possibilita uma maior velocidade e um menor tempo de resposta (latência) dos aparelhos conectados.
Mas, afinal, o que vai mudar com o 5G?
Essa nova tecnologia permite a interconexão de vários equipamentos em casa ou no escritório, possibilitando a integração de aparelhos domésticos inteligentes, como cafeteiras, lâmpadas, televisões, chuveiros e muito mais. Assim, a expectativa é que haverá um avanço na chamada “Internet das Coisas (IoT) devido a melhora na conexão e no maior número de aparelhos conectados.
Além disso, o 5G tem tudo para melhorar o trabalho e o estudo à distância, duas modalidades que cresceram muito com a pandemia, uma vez que permite o download de arquivos 20 vezes mais rápido.
Ainda, por ser uma rede mais potente, ela poderá levar internet para áreas mais remotas e rurais que sofrem com falta de conectividade. Dessa forma, as indústrias também terão uma melhora na produtividade a partir do uso de equipamentos sem fio e com baixa latência.
Custos
Ainda não foram divulgados a maioria dos preços para pacotes que abrangem a internet 5G por parte das operadoras de telefone brasileiras. Contudo, tomando como base os custos internacionais, os pacotes com 5G podem aumentar entre 100 e 150 reais o preço normal.
Trocar de celular?
Comprar outro aparelho celular que comporte o 5G será a realidade de muitos brasileiros que desejam usufruir dessa tecnologia. Em caso de falta de compatibilidade com a rede, o telefone ainda estará conectado ao 4G. Nessa perspectiva, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já homologou 71 smartphones que têm autorização e certificado para serem comercializados com 5G.
Por isso, selecionamos o melhor celular de cada marca para você aproveitar o novo 5G. Confira!
- Redmi Note 10, da Xiaomi
- Moto G50, da Motorola
- Galaxy S20 FE, da Samsumg
- Zenfone 8, da Asus
- Iphone 13 estelar, da Apple
- GT 2 Pro, da Realme
Créditos: Metrópoles.