Lula e Bolsonaro terão os maiores programas e o maior número de inserções; Definição reflete o tamanho das coligações
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira o tempo previsto para a propaganda no rádio e na televisão dos candidatos à Presidência da República para o primeiro turno das eleições deste ano.
O ex-presidente e candidato pelo PT Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato com maior tempo, 3 minutos e 39 segundos por bloco, seguido do presidente e candidato à reeleição pelo PL Jair Bolsonaro, com 2 minutos e 38 segundos por bloco.
De acordo com o TSE, os partidos podem contestar a minuta apresentada, incluindo o tempo de cada candidato e o número de inserções, até o fim desta quinta. O TSE julgará o tema de forma definitiva na próxima terça-feira, após a apresentação dos recursos.
Na sequência, a divisão do tempo é seguida por Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos), com 2 minutos e 20 segundos por bloco, Soraya Thronicke (União Brasil), com 2 minutos e 10 segundos por bloco, Ciro Gomes (PDT), com 52 segundos por bloco, Roberto Jefferson (PTB), com 25 segundos por bloco e Felipe d’Avila (Novo), com 22 segundos por bloco.
O juiz auxiliar da Presidência do TSE, Marco Vargas, também anunciou a quantidade de inserções, durante 35 dias, de cada legenda ou coligação.
Coligação Brasil da Esperança, que reúne PT/PC do B/PV, PSOL/Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir, terá 286 inserções, enquanto a Coligação Pelo Bem do Brasil, que reúne PL, PP e Republicanos, terá 207 inserções.
A ordem de veiculação do primeiro dia da propaganda, que serve de parâmetro para os dias subsequentes, também foi definida nesta quinta-feira pelo TSE. Assim, a propaganda começará com PTB e seguirá da seguinte maneira: União Brasil; Novo; Coligação Brasil da Esperança; Coligação Brasil para Todos; Coligação Pelo Bem do Brasil e PDT.
A veiculação de propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão foi definida por meio de uma resolução do TSE. A divisão do tempo, assim como as inserções, refletem o tamanho das coligações.
Para presidente da República, a propaganda eleitoral gratuita deverá ser transmitida às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h às 7h12m30 e das 12h às 12h12m30 no rádio; das 13h às 13h12m30 e das 20h30 às 20h42m30 na televisão.