• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 26 de julho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

Todas as faixas de renda registraram deflação no mês de julho, mostra Ipea 

Por Terra Brasil
12/ago/2022
Em Economia, Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Variação mais expressiva foi observada no segmento de renda média, com -0,85%, enquanto a menor para as famílias de renda muito baixa, com -0,34%

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira (12) mostra que todas as faixas de renda registraram deflação no mês de julho.

A variação mais expressiva foi observada no segmento de renda média, com -0,85%, enquanto a menor para as famílias de renda muito baixa, com -0,34%.

Leia Também

Proposta de lei pode deixar carros 0km mais baratos para idosos

“Inclusão do Bolsa Família vai tornar BPC Loas quase inacessível”, alerta Gustavo Escobar (advogado previdenciário, OAB‑GO 25.790)

Interior de Goiás abriga uma das cidades mais ricas do Brasil

Segundo o Ipea, o impacto para a renda média veio principalmente das reduções de preço da gasolina, de 15,5%, e do etanol, de 11,4%.

O peso dos combustíveis é maior na cesta de consumo desse grupo do que nos demais.

As famílias de renda alta registraram uma inflação de -0,42% em julho. Nesse grupo, o recuo dos combustíveis foi anulado em parte pelo aumento de 8% nas passagens aéreas.

Esse segmento também foi impactado pelas altas do cigarro (4,4%) e dos serviços de recreação (1,3%).
Já para as famílias de renda muito baixa, a deflação foi puxada pelas quedas nos valores do botijão de gás (0,36%) e da energia elétrica (5,8%).

A pesquisa aponta que o alívio não foi maior por conta do peso da alimentação nesse grupo, que registrou crescimento, especialmente no leite (25,5%), panificados (2%), além das aves e ovos (1,4%).

Inflação de julho nas faixas de renda

  • Renda muito baixa: -0,34%
  • Renda baixa: -0,50%
  • Renda média-baixa: -0,82%
  • Renda média: -0,85%
  • Renda média-alta: -0,82%
  • Renda alta: -0,42%

Acumulado de 12 meses

O Ipea destaca que, no comparativo com julho do ano passado, também houve um recuo da inflação para todas as faixas de renda.

As famílias de renda média-alta tiveram a menor inflação no acumulado de 12 meses, com 9,7%, enquanto as de renda alta registraram a maior: 10,5%.

O levantamento mostra que, no grupo de renda mais baixa, a pressão vem dos alimentos e bebidas.

Em um ano, vários grupos tiveram alta, como farinhas e massas (20%), tubérculos (36,5%), hortaliças (27,2%), frutas (35,4%), leite e derivados (41,2%), aves e ovos (18,1%), panificados (18,2%) e óleos e gorduras (23,9%).

Para os brasileiros de renda mais alta, o impacto principal vem dos transportes, com alta, no período de 12 meses, de 7,2% nos combustíveis, 49,8% nos transportes por aplicativos, 77,7¨nas passagens aéreas e 17,5% nos automóveis novos.

Inflação acumulada em 12 meses por faixa de renda

  • Renda muito baixa: 10,4%
  • Renda baixa: 10,1%
  • Renda média-baixa: 10%
  • Renda média: 10%
  • Renda média-alta: 9,7%
  • Renda alta: 10,5%
EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Rosa Weber mantém petista Ricardo Coutinho inelegível 

PRÓXIMO

Ato pela democracia: estudante é presa após pichar agência bancária

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se