A Assembleia da Califórnia aprovou uma lei com a finalidade de tornar o Estado um “refúgio para crianças trans”. O texto prevê que os pequenos podem passar por cirurgias de transição de sexo e hormonal, em oposição a outros lugares onde essa prática é vedada, como Texas, Alabama, Louisiana, Idaho e Arizona.
Se aprovada pelo Senado local, a lei proibirá a prisão de pais que submetam seus filhos a esses procedimentos. Além disso, as autoridades estatais serão impedidas de tirar as crianças dos responsáveis que permitam as cirurgias.
ONGs de esquerda, como a Equality California e Planned Parenthood, apoiam a lei estadual, que descrevem como “esperançosa” e consideram que vai encerrar a “criminalização de pessoas apenas por serem quem são”.-Publicidade-
“A Califórnia deve apoiar as crianças LGBT+ e suas famílias, especialmente quando estão sob ataque em todo o país”, disse o senador estadual Scott Wiener , que apresentou o projeto de lei SB 107, em um comunicado.
Os conservadores reagiram à medida. A ONG Pais com Verdades Inconvenientes a respeito de Trans chamou o projeto de “escandaloso”. “A maioria dos menores que solicitou tratamentos de afirmação de gênero realmente sofre de uma disforia temporária típica da adolescência”, observou.