As unhas bem longas estão super em alta, mas uma mulher de Minnesota, nos EUA, foi além e entrou para o livro dos recordes por ter (e manter, por que haja trabalho) as unhas mais longas do mundo: nada menos que 13 metros de comprimento cada.
Diana Armstrong quebrou todos os recordes de unhas longas, seja em mãos femininas ou masculinas, deixando as suas crescerem por 25 anos. De acordo com entrevista do Guinness World Records, as unhas de Diana são maiores do que um ônibus escolar de 11 metros, chegando a 13 no total.
Cultivo de 25 anos
A decisão de não cortar mais as unhas aconteceu depois de uma grande tragédia em sua família. Em 1997, ela acordou, chamou as filhas e foi ao supermercado fazer compras. Lá, ela recebeu uma ligação de uma das meninas avisando que a irmã estava morta. Latisha tinha 16 anos e faleceu durante a noite por conta de um ataque de asma. “Esse foi o pior dia da minha vida”, disse Diana.
Diana disse que cultiva suas unhas há mais de 25 anos, com o último corte em 1997, depois que ela perdeu sua filha de 16 anos, Latisha, para um ataque de asma. A partir daí, Diane passou por uma forte depressão que a fez inclusive deixar seu trabalho em um salão de beleza.
Ela sempre teve unhas mais compridas do que a média, mas sua filha costumava ajudá-la a manipulá-las todo fim de semana. E foi assim seu último momento com Latisha. “Ela fez minhas unhas naquela noite anterior. Ficamos acordados a noite toda, então eu simplesmente não consegui cortar minhas unhas depois disso”, relatou Diana para o site oficial do Guinness.
Ao longo dos anos, seus outros filhos tentaram convencê-la a cortar as unhas, mas ela não conseguia. Quando revelou seu motivo, foi recebida com aceitação e compreensão pela família. “Quando comecei a cultivar (minhas unhas), não era para estar no Guinness Book of World Records”, acrescentou. “Agora que estou, digo às pessoas: ‘Você não deve julgar as pessoas porque não sabe o que as pessoas passaram’”.
As unhas compridas de Diane tornaram algumas tarefas simples muito difíceis, como pegar itens do chão e fechar zíperes. A solução? Ela usa os dedos dos pés para agarrar as coisas do chão. “Se eu tiver que pegar dinheiro do chão, posso pegar as contas, mas se eu deixar as moedas cairem, elas vão ficar lá mesmo!”
Consequências das unhas gigantes
A recordista também parou de dirigir, pois suas unhas tornaram muito difícil segurar o volante com firmeza. Fora isso, até conseguir uma manicure é complicado. Ela vai ao salão de beleza a cada quatro ou cinco anos. Suas mãos exigem cerca de 15 a 20 frascos de esmalte e uma ferramenta de marcenaria para lixar.
Ela até recruta suas netas para ajudar a pintar seus dedos, que adoram colori-los com diferentes cores e desenhos brilhantes. Agora com a fama inesperada, ela se sente feliz. “Acho que ela [Latisha] ficaria orgulhosa de mim, porque ela foi a última que fez minhas unhas”.
Enquanto isso, a detentora anterior do recorde mundial – Ayanna Williams, nativa de Houston, também nos EUA – ganhou as manchetes em 2021 quando cortou suas longas unhas depois de cultivá-las por 30 anos.
Créditos: Hypeness.