Um homem morreu neste domingo, 14, em Washington, depois de tentar passar de carro por uma barricada próxima ao Capitólio, prédio que abriga o Congresso dos EUA. O incidente aconteceu por volta das 4 horas da manhã, no horário local.
Segundo as autoridades de Washington, depois de tentar passar de carro pela barreira, o homem começou a atirar para o alto, enquanto policiais se aproximavam, e acabou se matando ao disparar contra si mesmo.
O atirador teria deixado o veículo em chamas, em razão da colisão. Não há registro de nenhum outro ferido até o momento.
A polícia de Washington ainda não identificou o responsável pelo ato e investiga as causas do incidente. Tanto a Câmara quanto o Senado norte-americano estão em período de recesso, e poucos funcionários estavam trabalhando no complexo do Capitólio no momento do incidente.
“Nesse momento, não parece que o homem estava tentando atingir qualquer membro do Congresso, que está atualmente em recesso, e não há informações de que os agentes usaram suas armas”, manifestou a polícia de Washington, em nota.
Histórico de confusões no Congresso dos EUA
Essa é a segunda vez em pouco mais de um ano que um homem bate nas barricadas próximas ao prédio que abriga o Congresso dos EUA, que teve a segurança reforçada desde a invasão de 6 de janeiro de 2021.
O Capitólio foi cenário de tentativa de invasão de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, em protesto contra suposta fraude na vitória de Joe Biden nas eleições de 2020. O caso segue em investigação no parlamento até hoje.
A investigação conduzida por parlamentares do Partido Democrata, de Joe Biden, vem se esforçando para responsabilizar Donald Trump pelo ocorrido. O ex-presidente lida com a acusação de ter incentivado os apoiadores a tentar invadir as dependências do Congresso dos EUA. Trump nega qualquer responsabilidade no ocorrido.