Presidente do STF abriu os trabalhos da Corte depois do recesso
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, exaltou a Justiça Eleitoral nesta segunda-feira, 1°. “Nossa democracia tem um dos sistemas eleitorais mais eficientes e confiáveis do mundo”, declarou o ministro, em discurso de reabertura dos trabalhos da Corte, depois de um mês em recesso.
“O STF anseia que todos os candidatos aos diversos cargos eletivos respeitem os seus adversários, que efetivamente não são seus inimigos”, disse Fux. “Quem está na disputa, deve confiar na civilidade dos debates e, principalmente, na paz que nos permita encerrar 2022 sem incidentes.”
Fux defendeu ainda “lealdade à Constituição”. “Em nome do Supremo, nunca é demais renovar ao país os votos de que nós, cidadãos brasileiros, candidatos e eleitores, e demais partícipes permaneçamos leais à nossa Constituição”, observou. Segundo o juiz do STF, as eleições deste ano têm de ser marcadas pela “estabilidade institucional e pela tolerância”.
De acordo com Fux, a Justiça Eleitoral está aberta para todos os que a procuram e desejam “contribuir positivamente para a sua lisura”. Fux saudou ainda o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Edson Fachin, a quem conduziu a Corte com “destreza” e disse que o sucessor, o ministro Alexandre de Moraes, comandará o tribunal com “a competência habitual”.