O coração de Dom Pedro I, que Portugal decidiu emprestar ao Brasil para a comemoração dos 200 anos da Independência, vai chegar ao país na segunda-feira 22. Preservado em formol, a relíquia vai sair da cidade portuguesa do Porto amanhã à noite.
O translado será realizado pela Força Aérea Brasileira e vai fazer a primeira parada no Palácio do Planalto. Em seguida, segue para o Palácio do Itamaraty, onde permanecerá para as comemorações do bicentenário.
Foram quatro meses de negociações para que o empréstimo fosse aprovado, e envolveram o governo português, a Câmara do Porto e representantes da Irmandade da Lapa, entidade religiosa que guarda a relíquia, e precisou que uma equipe de peritos avaliasse as condições do órgão para garantir que não haveria riscos.
Os profissionais exigiram que o transporte seja em um ambiente pressurizado. Rui Moreira, presidente da prefeitura local, vai viajar acompanhando o coração, mas todos os custos e medidas de segurança são responsabilidade do governo brasileiro.
“O coração do nosso Dom Pedro será recebido com honras de chefe de Estado, com salvas de canhão e escoltado pelos Dragões da Independência, ficará fora cerca de 20 dias, mas vai regressar com mais reconhecimento e admiração por parte do povo brasileiro”, afirmou Moreira.
A viagem de volta para a cidade do Porto está marcada para o dia 8 de setembro. A relíquia fica guardada na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, na cidade de Porto, desde 1837.
Créditos: Revista Oeste.