O senador Renan Calheiros (MDB-AL) atacou o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. Em um post publicado no Twitter na terça-feira 9, Calheiros comemorou a decisão do Tribunal de Contas da União de condenar o ex-procurador Rodrigo Janot e Dallagnol a devolver dinheiro de passagens aéreas.
“A farra das diárias da Lava Jato, comandada por Deltan Dallagnol e Rodrigo Janot, será julgada”, escreveu o congressista. “Prejuízo de R$ 2,6 milhões. Deltan foi condenado por mim no CNMP e foi sentenciado a me indenizar e também ao ex-presidente Lula. É ficha suja, inelegível.” Dallagnol é pré-candidato a deputado federal pelo Podemos.
Em entrevista a Jovem News News, Dallagnol classificou a sentença de “absurda”. “Isso que está acontecendo eu tomo como uma reação do sistema de pessoas ligadas a uma velha política que não querem que a Lava Jato vá ao Congresso Nacional”, disse. “Trata-se de uma forma de perseguir pessoas que combateram a corrupção.”
Processos contra Renan Calheiros
Atualmente, o senador responde a 10 inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Um deles é o de número 4382, no qual Calheiros é acusado pela Lava Jato de receber R$ 1 milhão em troca de apoio a propostas legislativas de interesse da Odebrecht no Senado, no que ficou conhecido como “Guerra dos Portos”. O congressista teria lavado dinheiro.