O carro em que estava o novo ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, foi alvo de protestos em Buenos Aires, capital do país. Massa tomou posse no último dia 3, e anunciou aumento nas tarifas de energia elétrica e gás, “especialmente para quem consome mais”. O anúncio é uma tentativa de conter a inflação no país vizinho, que tem atingido patamares superiores a 60%.
A inflação na Argentina alcançou quase 65% ao ano. Consultorias preveem, contudo, que os preços devem chegar a 90% até o fim do ano. Entre as principais medidas de Alberto Fernández para combater a inflação estão: controlar preços nos supermercados, limitar a quantidade de dólares em circulação e cobrar impostos sobre as exportações de produtos agrícolas.
No sábado, o ministro escreveu em uma rede social que o governo irá colocar fim ao teto de gastos, para que os ministérios que compõem o governo tenham condições de manter a programação prevista até o final do ano. Para conter os gastos, Massa prometeu trocar funcionários do alto escalão de sua pasta, que agrega mais três ministérios.
Créditos: Revista Oeste.