“A nossa instituição está cumprindo com o seu dever e, assim, esperamos que a festa cívica de 7 de setembro assim como as eleições ocorram como uma grande festa, mantendo as nossas melhores tradições”. A afirmação é do procurador-geral da República, Augusto Aras, e foi proferida na manhã desta sexta-feira (26), na abertura da sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF).
Na oportunidade, Aras informou aos integrantes do colegiado que a instituição terá funcionamento regular no dia 6 de setembro, véspera do feriado da Independência. Alguns órgãos públicos anunciaram ponto facultativo na data.
Ainda em relação ao tema, o procurador-geral informou que, assim como no ano passado, o Ministério Público brasileiro atua, de forma discreta mas não sigilosa, para garantir as manifestações nas datas festivas. “Estamos envidando esforços, juntamente com os Ministérios Públicos estaduais para manter todo o MP brasileiro trabalhando, para que tenhamos eleições sem violência, eleições pacíficas e ordeiras com a interlocução do Conselho Nacional do Ministério Público e com todos os colegas”, completou.
A sessão do Conselho Superior do MPF destina-se à análise e discussão de providências para a regulamentação que disciplinará a realização de novo concurso, o 30º, para procurador da República. A expectativa é que o certame possa garantir, entre outros avanços, o reforço na atuação institucional na região norte. Com a presença de mais procuradores da República.
*Com informações de MPF