A condição de Salman Rushdie continua grave dois dias depois de sofrer ferimentos em um esfaqueamento em uma palestra no norte do estado de Nova York, mas seu agente confirma que o autor de “The Satanic Verses” está “no caminho da recuperação”.
A “condição de Rushdie está indo na direção certa”, disse Wylie, agente de 75 anos, à Associated Press no domingo, um dia depois de ser anunciado que o autor foi removido de um respirador e capaz de falar e brincar. A informação é da Gazeta Brasil.
Wylie disse que a recuperação de Rushdie seria um longo processo depois de dizer anteriormente que o autor sofreu danos no fígado e nervos rompidos em um braço e um olho, que Rushdie provavelmente perderia.
Um repórter da Associated Press no evento no estado de Nova York testemunhou o atacante esfaquear ou socar Rushdie cerca de 10 ou 15 vezes.
O filho de Rushdie, Zafar Rushdie, disse no domingo em um comunicado em nome da família que seu pai continua em estado crítico.
“Apesar de seus ferimentos que mudaram sua vida serem graves, seu senso de humor agressivo e desafiador de sempre permanece intacto”, disse o jovem Rushdie.
A declaração também expressou gratidão pelos “membros da plateia que corajosamente saíram em sua defesa”, bem como pela polícia, médicos e “a manifestação de amor e apoio de todo o mundo”.
Hadi Matar, 24, se declarou inocente no sábado das acusações de tentativa de assassinato e agressão no ataque à Chautauqua Institution, um centro de educação e retiro sem fins lucrativos.
Um juiz ordenou que ele fosse preso sem fiança depois que o promotor Jason Schmidt disse a ela que Matar tomou medidas para se colocar propositalmente em posição de prejudicar Rushdie, obtendo um passe antecipado para o evento em que o autor estava falando e chegando um dia antes com uma identidade falsa.
O premiado autor enfrentou ameaças de morte por “Os Versos Satânicos” por mais de 30 anos após sua publicação em 1988, com muitos muçulmanos considerando como blasfêmia uma sequência de sonhos baseada na vida do profeta Maomé, entre outras objeções.
O ataque levou usuários de mídia social, incluindo vários membros do Congresso, a criticar a busca do governo Biden por um acordo nuclear com o Irã, considerando o apoio anterior do país a uma fatwa contra a vida de Rushdie.
“O Irã ofereceu uma recompensa para quem assassinar Salman Rushdie”, tuitou o senador republicano da Flórida Marco Rubio na sexta-feira . “Hoje ele foi esfaqueado nos Estados Unidos. Por que Biden ainda está negociando um ‘acordo’ com esses terroristas em Teerã?”
O presidente Biden disse no sábado em um comunicado que ele e a primeira-dama Jill Biden ficaram “chocados e tristes” com o ataque.
“Salman Rushdie – com sua visão sobre a humanidade, com seu incomparável senso de história, com sua recusa em ser intimidado ou silenciado – representa ideais essenciais e universais”, dizia o comunicado. “Verdade. Coragem. Resiliência. A capacidade de compartilhar ideias sem medo. Esses são os alicerces de qualquer sociedade livre e aberta.”