Dez distribuidoras serão beneficiadas com redução média de dois pontos percentuais; veja quais
A usina de Itaipu vai dar uma contribuição extra para reduzir a conta de luz neste ano. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou na reunião de diretoria desta terça-feira (16) o repasse de R$ 947,8 milhões para efeito de modicidade da tarifa de energia.
Dez distribuidoras serão beneficiadas com redução média de dois pontos percentuais.
Para as distribuidoras que já tiveram os seus reajustes autorizados neste ano e para o grupo que tem reajuste em agosto, a transferência dos recursos se dará em prazo de dez dias, a contar da publicação da resolução. No caso das distribuidoras que ainda não passaram pelo processo tarifário, a transferência vai ocorrer na data do reajuste.
Terão direito ao repasse em até dez dias as concessionárias RGE, Energisa Minas Gerais; Enel São Paulo; Energisa Sul Sudeste, Celesc, Elektro e DCELT. Enel Goiás, CPFL Piratininga e DMED terão os repasses por ocasião do reajuste da tarifa em outubro.
Os recursos para o abatimento são provenientes do saldo da conta de comercialização de Itaipu e de excedentes financeiros. Com a privatização da Eletrobras, a gestão dessa contabilidade agora está a cargo da EMBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional).
O diretor Giácomo Bassi, relator do processo, destacou considerar razoável eleger um grupo para receber o repasse, considerando os pleitos de cada empresa, ao invés de distribuir para todo o mercado.
“O valor não é tão grande, menos de R$ 1 bilhão, então, seriam dados centavos se todas recebessem, e a alternativa tornou mais eficiente o uso desse recurso”, afirmou Bassi.
(Folhapress)