Encontro ocorreu na manhã desta quarta (31/8) no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, no TSE
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, reuniu-se novamente nesta quarta-feira (31/8) com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para discutir as eleições. O encontro ocorreu no gabinete de Moraes na sede do TSE. O teor do encontro não foi divulgado, mas Nogueira defende a adoção de mudanças na averiguação das urnas eletrônicas, sugeridas ao TSE por membros das Forças Armadas.
Entre as medidas sugeridas pelos militares estão uma mudança na forma de testagem das urnas, com a criação de mais uma etapa de testes e realização do procedimento dentro das seções eleitorais, e não nas sedes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) como é feito atualmente. A sugestão é defendida pela equipe de militares que integra a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), formada por representantes de 12 instituições.
O primeiro encontro entre os dois aconteceu na terça passada (23), também a portas fechadas, com a presença apenas de Moraes e Nogueira. Após a conversa, o presidente do TSE recebeu representantes da Polícia Federal e, logo depois, do movimento Pacto pela Democracia.
Hoje, além dos ministros, quatro pessoas participaram da reunião: o secretário de Tecnologia do TSE, Júlio Valente; o secretário geral do TSE, José Levi; o coronel Marcelo Nogueira de Souza; e o general Rodrigo Vergara. De acordo com a Corte eleitoral, Nogueira de Souza faz parte da comissão de técnicos que inspecionou os códigos-fonte das urnas. A participação de técnicos das Forças Armadas nos encontros foi sugerida pelo ministro da Defesa.