Carlos García Ottati estava morando em Bogotá quando conseguiu um novo emprego na Cidade do México. Ele tentou vender seu carro, mas não teve sucesso, então o deixou para um amigo, que levou seis meses para completar a venda. Depois de se mudar para o México, García Ottati comprou um carro usado, mas depois descobriu que tinha vários problemas mecânicos.
“Percebi os riscos que existem quando não há transparência ou garantia para essas transações”, disse García Ottati, venezuelano de 39 anos, fundador e CEO da Kavak, à Forbes Colômbia. “Naquele momento, percebi a oportunidade nesse mercado.
A Kavak foi criada em outubro de 2016, quando García Ottati, junto com seus cofundadores Loreanne García e Roger Laughlin e uma equipe de 15 pessoas, decidiram abrir uma empresa no México que eliminaria o problema da fraude e garantiria reparos mecânicos para que os clientes pudessem se sentir confortáveis comprando carros usados.
Agora, a Kavak é a startup mais valiosa da América Latina, valendo US$ 8,7 bilhões (R$ xxx) – com base em financiamento de investidores privados como SoftBank e General Atlantic.
A empresa possui mais de 5 mil funcionários e 40 centros de recondicionamento de carros usados. A Kavak tem como missão corrigir as ineficiências de um mercado gigantesco e fragmentado com um modelo de negócios que busca garantir transações seguras e transparentes.
MSN