O ex-ministro Sergio Moro (União Brasil-PR) divulgou nesta segunda-feira (4) a 2ª de 5 propostas da sua provável candidatura pelo Paraná nas eleições de outubro, considerando que o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) negou sua transferência de domicílio eleitoral para São Paulo. Ainda não se sabe para qual cargo Moro deve se candidatar.
A 2ª parte das propostas do ex-juiz da Lava Jato chama-se “Onde eu moro tem saúde e educação”. No vídeo, Moro promete “revolucionar” essas duas áreas no Brasil. O político fala em: criar o SUS (Sistema Único de Saúde) digital; criar uma secretaria especial para atendimento de pessoas com deficiência ou doenças raras; e melhorar o ensino público.
Na quarta-feira (29), Moro divulgou um outro vídeo sobre medidas de combate à corrupção. A 1ª parte das propostas de Moro chama-se “Onde eu moro não tem corrupção”. Nela, o político defende:
- fim do foro privilegiado;
- condenação em 2ª Instância;
- transparência das contas públicas;
- programa de recompensa e proteção para cidadãos que denunciarem crimes;
- criação de uma lei de proteção à investigação da corrupção, com delegacias especializadas.
CARGO INDEFINIDO
A princípio, Moro concorreria à Presidência da República pelo Podemos, mas migrou para o União Brasil. A nova legenda, no entanto, já lançou outro um pré-candidato ao Planalto: o presidente da sigla, Luciano Bivar.
A disputa por um cargo no Paraná entrou no radar do ex-juiz depois que a Justiça Eleitoral barrou a transferência do título eleitor dele para São Paulo, onde pretendia concorrer ao Senado.
Agora, está em aberto a possibilidade de disputar uma vaga como deputado federal, senador ou governador. Nas últimas semanas, Moro visitou as principais cidades paranaenses.
Créditos: Poder 360.