• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 10 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Exclusivas Assinantes

Rússia ataca porto ucraniano de Odessa após acordo para exportar grãos 

Por Terra Brasil
23/jul/2022
Em Exclusivas Assinantes
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A Rússia atacou o porto comercial do Mar Negro em Odessa, na Ucrânia, neste sábado (23), menos de um dia depois que os dois países chegaram a um acordo – mediado pela Turquia – para exportar toneladas de grãos dos portos marítimos ucranianos.

Quatro mísseis de cruzeiro Kalibr foram lançados em direção ao porto, dois dos quais foram abatidos antes de atingir o porto, anunciou a cidade de Odessa.

O acordo de grãos , que também foi mediado pelas Nações Unidas, tentou melhorar a escassez global de alimentos, permitindo que os portos da Ucrânia, incluindo o porto comercial do Mar Negro, operassem e enviassem grãos para todo o mundo.

Leia Também

Extra: Suprema Corte dos EUA decreta o fim das cotas raciais nas universidades do país 

Inédito: astrônomos detectam destruição estelar que pode ajudar em nova descoberta; entenda

Turistas andam nus pelas ruas após tomarem chá alucinógeno de ayahuasca; VEJA VÍDEO

O conflito em curso na Ucrânia levou a um bloqueio de fato dos portos do Mar Negro, impedindo que produtos agrícolas importantes deixassem a área.

“Levou menos de 24 horas para a Rússia lançar um ataque com mísseis no porto de Odessa, quebrando suas promessas e minando seus compromissos perante a ONU e Türkiye sob o acordo de Istambul”, tuitou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko . “Em caso de não cumprimento, a Rússia terá total responsabilidade pela crise alimentar global.”

O Ministério da Política Agrária disse ao Suspilne News da Ucrânia que havia planos para enviar grãos de Odessa antes que fosse atingido por mísseis.

“Este não é um ataque ao porto de Odesa. Este é um golpe para o mundo inteiro”, disse o porta-voz da Administração Militar Regional de Odessa, Bratchuk Sergey, sobre o incidente.

Sergey pediu que outras nações forneçam à Ucrânia um “sistema moderno de defesa aérea e defesa antimísseis”.

O chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, Andriy Yermak, criticou a Rússia pela “dicotomia diplomática”, alegando que o país não cumpriu o acordo de grãos.

Ele acrescentou: “Os russos estão criando sistematicamente uma crise alimentar fazendo de tudo para fazer as pessoas sofrerem. O terror da fome continua. O mundo deve agir. As melhores garantias de segurança alimentar são duplas: sanções eficazes contra a Rússia e mais armas para a Ucrânia”.

Autoridades dos EUA também avaliaram o ataque relatado, advertindo a Rússia por suas ações e expressando seu apoio à Ucrânia.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Vots: highsexual, a nova categoria de gays que só são gays quando usam drogas

PRÓXIMO

Idosa deixa carro pendurado entre duas casas após comemorar aniversário

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se