Um jogo de xadrez é marcado por estratégia, concentração e calma. Mas uma partida entre um menino e um robô, disputada na Rússia, teve um desfecho inesperado: a criança acabou sendo ferida pela máquina.
De acordo com a mídia local, o menino de sete anos teve o dedo quebrado pelo robô durante a disputa no Aberto de Moscou.
De acordo com o site do jornal britânico The Guardian, Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou, disse após o incidente que “o robô quebrou o dedo da criança”. Acrescentou ainda que a máquina havia jogado outras exibições anteriores sem apresentar qualquer tipo de defeito.
No vídeo é possível ver o momento em que o robô prende o dedo da criança, assim como a tentativa de adultos para liberar o menino.
Sergey Smagin, vice-presidente da Federação Russa de Xadrez, disse que o robô atingiu o menino depois de capturar uma das peças. Na sequência, em vez de esperar que a máquina completasse seu movimento, o menino optou por uma resposta rápida. “Existem certas regras de segurança e a criança, aparentemente, as violou. Quando ele fez sua jogada, ele não percebeu que primeiro tinha que esperar”, disse Smagin.
Ainda segundo os portais de notícias russos, o menino precisou engessar o dedo, mas, em seguida, conseguiu retornar à competição.
Confira o vídeo:
Créditos: Metrópoles.