Neste domingo (31), o presidente Vladimir Putin disse que a marinha russa receberá mísseis de cruzeiro hipersônicos Zircon nos próximos meses e que a área de sua implantação dependerá dos interesses russos.
Falando no Dia da Marinha da Rússia na antiga capital imperial de São Petersburgo, Putin elogiou o czar Pedro, o Grande, por tornar a Rússia uma grande potência marítima. Putin não mencionou a Ucrânia diretamente. A informação é da CNN Brasil.
Mas o chefe do Kremlin disse que assinou uma nova doutrina da Marinha, cujos detalhes não foram publicados, e elogiou os mísseis de cruzeiro hipersônicos Zircon como únicos no mundo.
“A entrega desses (mísseis) às forças armadas russas começará nos próximos meses”, disse Putin. “A fragata Almirante Gorshkov será a primeira a entrar em serviço de combate com essas armas formidáveis a bordo.”
“O principal aqui é a capacidade da marinha russa… Ela é capaz de responder com a velocidade da luz a todos os que decidem infringir nossa soberania e liberdade.”
As armas hipersônicas podem viajar a nove vezes a velocidade do som, e a Rússia realizou testes anteriores do Zircon de navios de guerra e submarinos no ano passado.