Quatro crianças e um adulto foram reanimados e resgatados com vida depois de sofrerem afogamento quando o carro da família caiu e submergiu em um rio na cidade de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O acidente foi registrado por volta das 14 horas de hoje no rio Sangão, depois que o condutor, de 30 anos, perdeu o controle do veículo ao tentar fugir de uma barreira policial.
O homem e os quatro filhos dele, com idades entre 2 e 7 anos, foram retirados da água por socorristas e testemunhas, já inconscientes. As cinco vítimas foram reanimadas por policiais e bombeiros militares e transferidas de helicóptero e ambulâncias para hospitais da região.
De acordo com a Polícia Militar, o condutor — que não teve a identidade confirmada e usava tornozeleira eletrônica — trafegava na rodovia SC-108, em um Peugeot 307, quando se deparou com uma barreira da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) no quilômetro 379. Em vez de parar o veículo, o motorista iniciou fuga e foi perseguido.
Alguns quilômetros à frente, ele perdeu o controle da direção e despencou da estrada no rio Sangão. O rio é um dos mais carregados de rejeitos de mineração de Criciúma, considerado polo carbonífero do Estado.
Um vídeo gravado por testemunhas mostra o momento em que as primeiras pessoas se aproximaram do veículo para tentar acessar as vítimas, que ainda estavam dentro do carro já submerso.
Segundo o terceiro-sargento do posto 5 da PMRV/SC, Willyan Clayton Alves Bosco, o momento do resgate foi de apreensão e alívio pelas vidas que foram salvas.
“Todos do veículo se afogaram e quando chegamos no local do acidente, já estavam sem respirar. Foi agoniante, mas, felizmente, conseguimos trazê-los de volta [à vida]”, afirmou. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, as crianças foram levadas em duas ambulâncias para o Hospital São José de Criciúma.
Já o pai das crianças, o último a ser retirado do veículo submerso apresentava parada cardiorrespiratória e foi reanimado e levado ao hospital pela equipe da aeronave do Serviço Aeropolicial (Saer), da Polícia Civil.O Boletim Médico emitido pelo Hospital São José na tarde de hoje informou que as crianças não correm risco de morte. Já o pai, permanece com quadro de saúde grave, está inconsciente, e passa por exames.A PM não conseguiu confirmar, até o momento, o motivo pelo qual o homem usava a tornozeleira eletrônica. A Polícia Civil de Santa Catarina abrirá inquérito para investigar o caso.