‘Não sabia que chegaria a tanto’, diz Fabiane, autora do tuíte que teve mais de 64 mil curtidas. Ela é amiga da dona do aparelho, que precisou devolver os livros e pedir reembolso
A escritora Mariana Vieira é uma leitora voraz: seu Kindle, aparelho da Amazon para leitura de textos, carrega diversas obras literárias acessíveis a um simples clique. Vez ou outra a brasiliense deixa o dispositivo descansando na estante para ler um livro físico, mas, da última vez que isso aconteceu, nesta quarta-feira, ela teve uma surpresa quando pegou o aparelho. O Kindle estava infestado de pequenas formigas que penetraram na entrada do carregador e fizeram moradia lá dentro. E o pior: ao passear pela estrutura interna, os insetos compraram dois livros on-line. Sozinhos.
Não foi de cara que Mariana percebeu que o aparelho se tornou um ninho de formigas. Ela conta que o dispositivo estava sem bateria, mas não carregava por mau contato.
— Fiz a primeira coisa que passou pela cabeça quando percebi que o Kindle não pegava carga: assoprei a entrada do carregador. Foi aí que as formigas começaram a sair disparadas. Coloquei na janela e filmei a cena, sem saber o que fazer — relata a escritora.
Depois que os insetos saíram, ela deixou o aparelho carregando na janela e foi trabalhar em outro cômodo da casa. Minutos depois, recebeu no celular uma notificação da Amazon, site onde são vendidos os livros no Kindle, parabenizando-a pela compra do livro “Robôs e o Império”, do escritor russo Isaac Asimov, conhecido pelas ficções científicas distópicas.
Atônita, Mariana correu até a janela onde estava o Kindle e viu que a tela mostrava a compra efetuada.
— As formigas compraram o livro sozinhas e, por ironia, uma distopia. Desabafei com a minha amiga Fabiane Guimarães, que também é escritora, e disse que parecia um conto dela, em que a personagem principal, no caso eu, morria no final — brinca Mariana.