Consultando alguns analistas políticos sobre o próximo pleito no Rio Grande do Norte, fica perceptível que uma coisa entre eles é unanimidade: a possibilidade real de o pré-candidato Fábio Dantas ser o próximo Governador do RN.
Quem conhece Fábio não tem dúvidas que é um homem que teve sucesso em todos os seguimentos em que atuou. Uma pessoa que passou a juventude entre os estudos e o trabalho, deu uma guinada nas empresas da família. Bom filho, bom pai e cristão, Dantas sabe tudo de contas públicas. Além disso, o pré-candidato desnudou as mentiras e falácias do governo Fátima e descobriu o real destino que a executiva deu ao dinheiro enviado pelo presidente Jair Bolsonaro, utilizado largamente por Aldemir Freire para conseguir pagar as folhas.
Fábio sabe onde conseguir recursos para alavancar o estado ao patamar de vizinhos como Ceará e Pernambuco. Temos um candidato com um potencial extraordinário. Um gestor que provou sua capacidade na iniciativa privada. Como vice-governador não pode implantar suas políticas públicas, mas como governador terá a chance de mostrar o sucesso que tem em suas empresas, desde construção civil à plantação em cana de açúcar. Quem conhece Fábio Dantas, vota nele. Ovacionado na região agreste que vem com políticas públicas que deram certo desde o seu pai, que elevou a região a mais próspera do estado, o pré-candidato tem agora a missão de transformar o RN como um todo.
No campo político, as pesquisas não deixam dúvidas: um fenômeno que vem crescendo 1 ponto percentual por semana, já se coloca numericamente como o opositor de Fátima Bezerra no segundo turno e deve abrir a caixa preta das verdades do RN no período eleitoral. Se Fátima Bezerra tiver coragem de debater com ele publicamente, será devastador, pois a governadora não tem o que mostra em um estado em que a malha viária foi entregue às baratas onde não há uma obra estruturante, mesmo tendo recebido bilhões em verbas extra. Ela ainda vendeu a folha de pagamento por milhões, antecipou royalties dos combustíveis e teve a maior arrecadação já registrada de ICMS no estado, ou seja: dinheiro não foi problema para a atual gestão, o que faltou foi a capacidade de gerir, coisa que Fábio Dantas tem de sobra.
Outra dificuldade de Fátima é a rejeição. Em pesquisa recente, a petista tem 50,18% de rejeição. Um número fatal em uma eleição. Pessoas próximas à Fátima falam que a única chance seria a petista ganhar a campanha no primeiro turno, mas os números já apontam que as chances de acontecer são mínimas. Com Fábio Dantas no governo, o RN terá ares de pujança, assim dizem economistas consultados, pois a governadora Fátima hoje é uma fantoche que assina papéis e quem realmente decide tudo é seu chefe de gabinete Raimundo Alves, que tem imposto na Governadoria um modelo de terror para quem convive por lá. Pobre RN, que hoje governado por uma claque, pode voltar a crescer e ser competitivo novamente. Dantas anunciou que vota em Bolsonaro e próximos dias deve encontrar o presidente para alinhar uma aliança concreta sem firulas de fotos forçadas em meio a multidões para uso político, como faz um punhado de aproveitadores que enchem a boca pra se dizerem bolsonaristas.
Junior Melo (advogado e jornalista)