A chefe da diplomacia britânica, Liz Truss, anunciou neste domingo (10) sua candidatura para suceder Boris Johnson, que renunciou ao cargo de primeiro-ministro na última semana após uma série de escândalos.
“Lutarei nesta eleição como conservadora e governarei como conservadora”, disse a ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, de 46 anos, ao jornal Daily Telegraph.
Liz, uma das favoritas, se une a outros nove candidatos na disputa pela liderança do Partido Conservador, o partido com maioria na Câmara dos Comuns, e, portanto, de Downing Street.
Após seu anúncio, o deputado Rehman Chishti também se apresentou como candidato.
Johnson deixou o cargo de líder do Partido Conservador na quinta-feira, mas permanecerá como primeiro-ministro até que seu sucessor seja escolhido.
Quem é Liz Truss?
Sem meias palavras e muito crítica aos movimentos de protesto conhecidos como “woke”, a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, tornou-se muito popular nas bases do Partido Conservador.
Liz foi nomeada chefe da diplomacia como recompensa por seu trabalho como ministra do Comércio Internacional durante a saída britânica da União Europeia.
Nessa posição, a grande defensora do livre comércio que votou pela permanência na UE antes de mudar de lado conseguiu fechar uma série de importantes acordos comerciais pós-Brexit.
Sua linha dura sobre a invasão da Ucrânia ou suas ameaças de romper o acordo da UE sobre a Irlanda do Norte atraem alguns conservadores.
Créditos: R7.