Em 2021, os atos comemorativos ao Dia da Independência reuniram milhares de pessoas em inúmeras cidades brasileiras
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que quer fazer “o maior 7 de setembro possível” em 2022. A afirmação foi feita a apoiadores no domingo 17.
“O 7 de Setembro deve ser muito grande no Brasil, a minha ideia é ficar em Brasília, ver o desfile militar”, disse Bolsonaro. “Vamos fazer o maior possível, porque casa com os 200 anos da nossa Independência. Logicamente, é muito bonito isso.”
Em 2021, os atos comemorativos ao Dia da Independência reuniram milhares de pessoas em inúmeras cidades brasileiras. Na Avenida Paulista, estiveram presentes cerca de 140 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do governo de São Paulo.
O número, no entanto, foi questionado. Augusto Nunes, por exemplo, comentou, no programa Os Pingos Nos Is, da Jovem Pan, a estimativa de público nas manifestações em apoio a Bolsonaro.
“Muitos jornais veicularam que uma edição da Parada Gay reuniu mais de 3 milhões de pessoas na Paulista”, disse Augusto. “No entanto, essas mesmas mídias dizem que o 7 de Setembro não conseguiu reunir mais de 1 milhão de brasileiros. Pela primeira vez, eu vi a Folha de S.Paulo defendendo um número da SSP. Normalmente, eles publicam o número dos organizadores. Dessa vez, porém, números de nenhum organizador foram divulgados.”