A BMW do Brasil vai iniciar a produção do novo Série 3 na fábrica de Araquari (SC). As primeiras unidades serão montadas em setembro. Em 2023, a marca também começa a montagem do novo X1.
Totalmente renovados, os dois modelos substituem as versões atuais. Atualmente, elas respondem por metade das vendas da marca alemã no País e 25% do mercado premium nacional.
“Para nós é uma estratégia importante espelhar aqui tudo o que tem de novo lá fora, inclusive para manter a fábrica atualizada tecnologicamente”, explicou Aksel Krieger, presidente da BMW Group Brasil. De acordo com o jornal, o Estado de S.Paulo, a chegada dos novos produtos faz parte do plano de investimentos de R$ 500 milhões anunciado pela empresa em novembro.
Otávio Rodacoswiski, diretor geral da planta de Santa Catarina, afirmou que a nova produção no local gerou mudanças no processo produtivo das áreas de carroceria, pintura e montagem. Segundo o executivo, os modelos contaram com desenvolvimentos globais de engenharia apoiados pela equipe brasileira.
No país, a BMW mantém um centro de desenvolvimento. Engenheiros brasileiros apoiaram a criação de soluções de conectividade e trabalharam em testes de resistência dos motores e seus componentes.
Os novos Série 3 e X1 vem com tecnologias como os radares para medir curtas, médias e longas distâncias, além dos sistemas de direção semiautônoma. “Confirmar a produção de novos modelos apenas dois meses após as respectivas apresentações na Europa reforça a confiança que a matriz tem em nosso time para produzir com tecnologia e qualidade no Brasil”, afirma Rodacoswiski.
A fábrica da BMW em Santa Catarina
Dos mil funcionários que a marca emprega no Brasil, 700 estão na fábrica em Araquari. A unidade tem capacidade para produzir 30 mil veículos por ano. Porém, atualmente, são 10 mil unidades anuais. No local, também são montados os modelos X3 e X4.
Créditos: Revista Oeste.