Um avião de carga Antonov operado por uma companhia aérea da Ucrânia caiu perto da cidade de Kavala, no norte da Grécia. O acidente ocorreu no sábado 16.
Oito tripulantes estavam a bordo, de acordo com a Euronews. Não houve sobreviventes. A aeronave transportava 12 toneladas de “materiais perigosos”, na sua maioria explosivos. Os residentes locais relataram ter visto uma bola de fogo e ouvido explosões durante duas horas depois da queda.
As autoridades do país europeu dizem não saber o conteúdo da carga do avião. Por precaução, a proteção civil e agência de emergência da Grécia enviaram um alerta às duas povoações mais próximas para que “os residentes mantenham as janelas fechadas e não usem os aparelhos de ar condicionado”.
O piloto alertou as autoridades da aviação grega sobre problemas em um dos motores do avião. Em resposta, foi dada a opção de aterrissar em três aeroportos diferentes. Entre eles, o escolhido foi o de Kavala. A queda ocorreu a 40 quilómetros do local. Testemunhas dizem ter visto uma bola de fogo antes do acidente.
O avião dirigia-se da Sérvia para Bangladesh, segundo as autoridades da Grécia. O An-12, uma aeronave turboélice de construção soviética, era operado pela Meridian Air Cargo, informou a ERT, emissora de televisão pública grega.
A ERT comunicou ainda que peritos do exército e de explosivos foram enviados para o local. A região é de terrenos agrícolas e fica perto de duas aldeias. O serviço de bombeiros isolou uma área com raio de 400 metros, a partir do ponto do acidente.
Créditos: Revista Oeste.