Na manhã deste sábado (23), o Atlético-MG anunciou oficialmente o retorno do técnico Cuca ao comando do clube alvinegro. O acordo será válido até o fim da temporada de 2022. O treinador, de 59 anos, estava sem clube após ter pedido para deixar o Galo no fim de 2021.
O treinador vai para sua terceira passagem como comandante da equipe mineira, em que teve passagens vitoriosas tanto na primeira, entre 2011 e 2013, em que conquistou dois títulos estaduais e a Copa Libertadores da América de 2013, quanto na segunda, no ano de 2021, em que venceu a “tríplice coroa”, com os títulos do Campeonato Mineiro, do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Cuca foi procurado por outras equipes brasileiras ao longo deste ano, mas a elas reiterou sempre o desejo por permanecer, até então, sem trabalhar, entre os motivos por entender que pode ser lembrado para suceder Tite na seleção brasileira.
O Atlético-MG festejou, em nota oficial, o retorno do “Preferido da Massa”, e ressaltou o fato de Cuca ser o treinador mais vitorioso da história atleticana, tendo conquistado em suas duas passagens, o total de 6 títulos. Veja nota oficial do clube mineiro:
Preferido da Massa e treinador mais vencedor da história atleticana, Cuca aceitou a proposta do Galo e está de volta ao Clube para comandar o time até o final de 2022. Campeão Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores pelo Galo, Cuca chega a BH na segunda-feira, dia 25, para sua terceira passagem pelo Atlético, onde também foi três vezes Campeão Mineiro.
Com seis títulos, Cuca é, ao lado de Levir Culpi, o treinador com mais conquistas oficiais pelo Atlético, e aquele que levantou os troféus mais importantes.
Cuca já dirigiu o Galo em 224 jogos, com 128 vitórias, 48 empates e 48 derrotas. Seu último jogo no comando alvinegro foi em 15/12/2021, na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, em Curitiba, no 2° jogo da final da Copa do Brasil. Lucas Gonçalves, auxiliar técnico da comissão fixa do Galo, comandará o time no jogo deste domingo, dia 24, contra o Corinthians, no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.