A mais recente polêmica na Rússia sobre a guerra na Ucrânia envolve um astro do hóquei no gelo. Ivan Fedotov teria sido forçado a se alistar no exército do país, em retaliação ao fato de ter assinado um contrato com o time norte-americano Philadelphia Flyers, em maio passado.
Fedotov é considerado um dos melhores goleiros do mundo no hóquei no gelo e é membro da seleção russa que conquistou a medalha de prata na última edição da Olimpíada de Inverno, em Pequim, no começo do ano. Antes do acerto para jogar nos Estados Unidos, o atleta defendia o CSKA Moscou, equipe com ligações diretas com os militares da Rússia.
Circulam nas redes sociais vídeos do suposto momento em que Ivan Fedotov foi levado por militares russos para o alistamento. O jogador de hóquei no gelo de 25 anos teria passado mal no instante da abordagem, em situação que levantou uma série de versões no país.
Em razão da ligação do CSKA com os militares da Rússia, Fedotov pode ter a ida aos EUA tratada como uma espécie de deserção. Em comunicado, o Philadelphia Flyers disse que está ciente da situação e disse monitorar o caso.