Jereissati também não vai concorrer a um novo mandato como senador
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) anunciou nesta terça-feira, 26, que não será candidato à vice-Presidência da República na chapa da senadora Simone Tebet (MDB-MS). O Cidadania deve completar a chapa de Simone, com a senadora Eliziane Gama (MA) sendo o nome mais cotado para vice.
Em nota, o senador disse que a definição para o cargo depende de uma série de conversas e entendimentos internos dos partidos envolvidos. “O propósito final será encontrar aquilo que seja o melhor para a candidatura. Qualquer que seja a decisão, estarei do lado dela”, comunicou.
Jereissati também não vai concorrer a um novo mandato como senador. Nos bastidores, o político já vinha demonstrando que não tinha disposição para participar das eleições. A convenção da sigla, que vai oficializar o nome de Simone como candidata à Presidência, está marcada para a manhã da quarta-feira 27, em um evento que será realizado online. Cidadania e PSDB também se reúnem nesta quarta e devem sacramentar o apoio à candidata do MDB.
Ofensivas
Na segunda-feira 25, o MBD-AL solicitou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)suspendesse a convenção da senadora. A ala do partido é presidida pelo senador Renan Calheiros, aliado do ex-presidente Lula (PT). Contudo, a ação não teve sucesso. O ministro Edson Fachin, presidente do TSE, negou, hoje, o pedido de anulação.
No domingo, Lula telefonou para Jereissati convidando-o para uma conversa na cidade de São Paulo, amanhã, mas o senador do Ceará recusou o convite.
Roberto Freire, presidente do Cidadania, afirmou que Jereissati estava resistente para entrar nas eleições deste ano. “Ele está discutindo se está com condições de concorrer, disposição”, disse. Ontem, em entrevista à Globo News, Simone afirmou que o cearense pode contribuir de outras formas para sua campanha caso não esteja na chapa. “Ele estará como vice, no palanque, ou como coordenador da nossa campanha”.