O primeiro mamute congelado descoberto na América do Norte foi encontrado esta semana, por garimpeiros, no Canadá. O filhote mumificado, com idade estimada em mais de 30 mil anos, estava na região de Klondike, em Yukon. Este é o segundo espécime do animal extinto achado em ótimo estado de conservação no mundo.
Segundo informações do governo do estado, um mineiro encontrou o bebê congelado na lama com ajuda de uma escavadeira enquanto trabalhava, na terça-feira (21/6), em Eureka Creek, ao sul de Dawson City.
O novo animal descoberto seria do sexo feminino, e foi batizado de Nun cho ga, que significa “grande bebê animal” na língua Han, falada por povos nativos na área. Apesar de ter milênios, o mamute foi encontrado com pele e pelos conservados.
“O Yukon tem um registro fóssil de renome mundial de animais da era do gelo, mas restos mumificados com pele e cabelo raramente são desenterrados. Nun cho ga é o mamute mumificado mais completo encontrado na América do Norte”, diz o comunicado do governo de Yukan à imprensa.
De acordo com as autoridades, este é o segundo filhote da espécie inteiro encontrado no mundo. Outras descobertas semelhantes foram feitas no Alasca, onde um bebê mamute incompleto chamado Effie foi achado, em 1948.
O primeiro exemplar filhote bem conservado do animal foi descoberto na Sibéria, região da Rússia, em 2007. Ele tinha cerca de 42 mil anos.
Créditos: Metrópoles.