Extra TBN: Supremo dos EUA permite posse de armas em público: ”Direito de autodefesa”

Extra TBN: Supremo dos EUA permite posse de armas em público: ”Direito de autodefesa”

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta quinta-feira (23) uma lei de Nova York que exigia uma licença para que as pessoas pudessem circular com armas de fogo em público e equiparou o porte ao “direito de ter armas” com base na Segunda Emenda da Constituição.

Com seis votos a favor e três contrários, os juízes afirmam que a legislação “protege os direitos dos indivíduos de portar uma arma consigo fora de casa para autodefesa”.

A lei do estado de Nova York é semelhante a de outras localidades, como Havaí, Califórnia, Nova Jersey e Rhode Island, que também exigem uma licença para portar armas em público. No caso nova iorquino, era preciso dar uma justificativa sobre qual a necessidade de andar armado. Agora, é possível que todos esses estados sejam questionados sobre suas legislações e mais pessoas decidam andar armadas pelas ruas.

Após a decisão da Suprema Corte, a poderosa Associação Nacional do Rifle (NRA), o maior grupo de lobby político pró-armas do país, celebrou a decisão e chamou o resultado de “vitória”. Na Bolsa de Valores de Nova York, as ações da empresa Smith & Wesson, uma das maiores produtoras de armamento, subiram mais de 7,5%.




Leia também:

Terra Brasil Notícias