Beber uma cerveja por dia faz bem para o intestino, mostra estudo

Beber uma cerveja por dia faz bem para o intestino, mostra estudo

Segundo o Journal of Agricultural and Food Chemistry, a bebida reduz o risco de os homens sofrerem com algumas doenças

Um estudo publicado na quarta-feira 15 pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry mostra que homens que bebem uma cerveja alcoólica ou não alcoólica diariamente têm um conjunto mais diversificado de bactérias intestinais, o que poderia reduzir o risco para algumas doenças.

A razão estaria nos compostos presentes na bebida, como os polifenóis (que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias) e os microrganismos da fermentação (que afetariam a variedade de bactérias no intestino).

O estudo

— O experimento foi duplo-cego — ou seja, nem os pesquisadores, nem os voluntários sabem qual bebida (alcoólica ou não alcoólica) foi oferecida para cada paciente.

— Foram recrutados 22 homens saudáveis para beber 300 mililitros de cerveja não alcoólica ou cerveja alcoólica diariamente. Isso durou quatro semanas.

— As amostras de sangue e de fezes foram coletadas antes e depois do período de intervenção.

— Os resultados mostraram que beber cerveja não alcoólica ou alcoólica diariamente por um mês não aumentou o peso nem a massa de gordura corporal.

— De acordo com os autores, a cerveja também aumentou a diversidade da microbiota intestinal (milhões de microrganismos, como vírus, fungos e bactérias, que habitam o trato gastrointestinal). Ela tem sido associada a resultados positivos para a saúde.

— Os resultados do estudo sugerem que os efeitos da cerveja na modulação da microbiota intestinal são independentes do álcool e podem ser mediados pelos polifenóis da bebida.




Leia também:

Terra Brasil Notícias