TCE mira contrato sem licitação de amigo de Doria com agência de SP

TCE mira contrato sem licitação de amigo de Doria com agência de SP

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo investiga por que a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo (InvestSP) não fez pesquisa de preços ao decidir contratar, sem licitação, o serviço do empresário Marcos Arbaitman, amigo do então governador, João Doria, para levar uma comitiva de executivos à China em 2019.

A Central de Eventos Consultoria e Gestão Ltda, empresa em que Arbaitman é sócio com a filha, Marjorie, firmou com a InvestSP, responsável por atrair investimentos para o estado, contrato de R$ 3 milhões para prestar “serviços de logística, produção e apoio à missão empresarial” que visitou a China entre 2 e 11 de agosto de 2019.

Segundo a fiscalização do TCE, a InvestSP não fez pesquisa prévia de preços, tampouco apresentou os motivos que a levaram a abrir mão do processo de licitação. A fiscalização apontou que a demonstração é necessária porque as receitas da agência são provenientes de recursos públicos.

A fiscalização do TCE, em ofício datado de 10 de junho de 2020, disse que a agência descumpriu os princípios da publicidade, da isonomia, da impessoalidade, da economicidade e do julgamento objetivo. O documento afirmou que houve irregularidade na dispensa da licitação e no contrato decorrente.




Leia também:

Terra Brasil Notícias