Talebã ordena que mulheres cubram o rosto em público

Talebã ordena que mulheres cubram o rosto em público

O líder supremo do Afeganistão ordenou que as mulheres do país cubram seus rostos em público – uma das restrições mais duras impostas a elas desde que o Talibã tomou o poder no ano passado e uma escalada de restrições crescentes às mulheres que está provocando uma reação da comunidade internacional e de muitos afegãos. .

“Eles devem usar um chadori (burca da cabeça aos pés), pois é tradicional e respeitoso”, disse um decreto emitido pelo chefe do Taleban, Haibatullah Akhunzada, que foi divulgado pelas autoridades em uma função em Cabul neste sábado (7).

Um porta-voz do Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício leu o decreto de Akhunzada em uma entrevista coletiva, dizendo que o pai de uma mulher ou parente masculino mais próximo seria visitado e eventualmente preso ou demitido de empregos no governo se ela não cobrisse seu rosto fora de casa.

O porta-voz acrescentou que a cobertura ideal para o rosto é a burca, que se tornou um símbolo global do anterior regime de linha dura do Taleban de 1996 a 2001. A maioria das mulheres no Afeganistão usa um lenço na cabeça, mas muitas em áreas urbanas, como Cabul, não cobrem seus rostos.




Leia também:

Terra Brasil Notícias